A Instituição
Sobre Nós

A Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota é uma Instituição de Solidariedade Social.

 

A Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, situa-se num espaço privilegiado, na Quinta do Olival do Paço (quinta centenária), na parte histórica da cidade.
Começou por ser um Dispensário de Puericultura Dr. Alfredo Mota de Castelo Branco, cuja abertura se realizou a 6 de Março de 1930, mas só foi inaugurado oficialmente no dia 3 de Maio de 1930. Foi um projeto concebido e elaborado pelo Dr. José Lopes Dias, licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo em conta a sua preocupação com as elevadas taxas de mortalidade infantil no distrito de Castelo Branco. Esta é uma das suas grandes obras em prol da saúde pública. As suas principais preocupações eram a prevenção, o ensino para a saúde e pelo desenvolvimento, pois sabia e era consciente que a sociedade só se torna saudável quando a par da educação houver desenvolvimento socioeconómico e cultural equilibrado e harmonioso.

 

Dr. José Lopes Dias, como médico, investigador, orador, pedagogista e educador, era considerado como “homem invulgar”, com uma grande visão para a época, responsável por várias obras de cariz social.


A Instituição iniciou as suas atividades, numa primeira fase com distribuição gratuita de leite de vaca pasteurizado, com consultas semanais às crianças, o Lactário, a Pediatria Social, a Creche, Colónias de Férias (na praia da Nazaré). As consultas desenvolviam todo um trabalho que implicava a pesagem, a fiscalização higiénica, as vacinas contra a tuberculose, assistência farmacêutica, domiciliária, sessões de raios ultravioleta e casa de banho, onde qualquer mãe podia dispor a qualquer hora do dia de tinas de água, sabão e toalhas para o uso das crianças.

 

O principal objetivo do Dispensário era o de facultar as condições essenciais ao crescimento das crianças em piores condições sanitárias e sociais, para avaliar com exatidão o rendimento demográfico quer estatístico, quer qualitativo.
O êxito do Dispensário deve-se ao bom conhecimento que os seus dirigentes tinham do meio em que este se inseria.

A creche era destinada às crianças, cujas mães trabalhavam fora de casa. O jardim-de-infância tinha como finalidade estabelecer uma ligação entre a creche e a escola primária, servindo de preparação das crianças para a entrada no 1º Ciclo.

 

Por várias razões, sociojurídicas e porque o Dr. José Lopes Dias resolveu fazer uma homenagem a um médico amigo, o Dispensário de Puericultura foi transformado em Associação a 13 de Novembro de 1984, passando a designar-se por Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota.

 

Desde 1989 a Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, foi-se estruturando e reestruturando, devido ao aumento do número de crianças, número de recursos humanos e físicos de forma a acompanhar as mudanças sociais e económicas.
Em 1993, houve a necessidade de uma terceira ampliação da instituição.

 

Mais recentemente, e já sob a presidência de um dos filhos do Dr. José Lopes Dias o Sr. Engenheiro Manuel Lopes Dias, homem culto e preocupado com o bom desenvolvimento das crianças, dando continuidade à obra do seu pai, construiu um novo edifício de raiz a “Creche Olival do Paço”. O presente projeto, visa assim, dar continuidade aos objetivos da Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, ou seja proporcionar uma melhoria na capacidade de resposta social que a instituição presta à sociedade.

Este foi inaugurado a 8 de Setembro de 2007, pelo Secretário do Estado (Dr. Fernando Serrasqueiro), pelo Diretor da Segurança Social (Dr. José Joaquim Antunes) e pelo Presidente da Câmara de Castelo Branco (Joaquim Morão), e com abertura a 14 de Novembro de 2007.